Fotos

Link para a página da Autarquia no Flirck onde são apresentadas e categorizadas as fotos referentes a iniciativas e eventos levados a cabo pela Autarquia.

Ver Fotografias

Notícias
O Município de Lagoa participou, em Cabo Verde, nas comemorações do 20º Aniversário da criação do Município de S. Domingos
PUBLICADO EM:24 de março

20º Aniversário do Município de S. Domingos (Cabo Verde)

Uma delegação do Município de Lagoa, de que fazia parte a Vereadora Anabela Simão, em representação da Câmara Municipal de Lagoa e Ana Cristina Martins, em representação da Assembleia Municipal, deslocou-se à República de Cabo Verde, para participar nas cerimónias comemorativas do 20º. aniversário da criação do Município de S. Domingos, Ilha de Santiago, com quem Lagoa mantém uma geminação assinada a 13 de abril de 1997, em S. Domingos, tendo o protocolo sido ratificado em Lagoa, em sessão protocolar de 25 de agosto do mesmo ano, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Para além dos representantes do Município de Lagoa, estavam presentes na cerimónia protocolar: Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves; Presidente do Município de S. Domingos, Arquiteto Franklin Tavares; Presidente da Assembleia Municipal de S. Domingos, Dr. Emanuel Lopes; Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Dr. Miguel Gomes; Administrador da Província de Huambo, Dr. José Luís Marcelino, Deputados Nacionais e Municipais e Vereadores do Município de S. Domingos.

Embora criado em 1993, devido à desanexação das Freguesias de Nossa Senhora da Luz e São Nicolau Tolentino, do Município da Praia, aquele Município cabo-verdiano foi gerido por uma Comissão Instaladora, durante cerca de três anos e recebeu o seu primeiro executivo eleito, em fevereiro de 1996, sendo seu primeiro Presidente o Eng. Fernando Borges, cargo que exerceu durante cerca de dezoito anos.

O ponto alto da visita foi a sessão solene presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo verde, José Maria das Neves que, na sua intervenção, começou por dizer-se bastante surpreso com o desenvolvimento de S. Domingos, nomeadamente pelo local descentralizado das comemorações, só possíveis por existir, na localidade de Milho Branco, uma Delegação Municipal capaz de dar resposta a uma iniciativa tão marcante para a vida económica, social e política da região, obra que honra todos quantos se envolveram, quer na criação, quer na gestão de um Município que partia do nada.

Como que fazendo referência a sugestões do Presidente da Câmara Municipal de S. Domingos, arquiteto Franklin Tavares, o Primeiro-Ministro referiu a importância dos pedidos feitos, lamentando a falta de meios para uma resposta mais efetiva e mais rápida, mas que assumia ali, publicamente, a concretização de algumas estruturas, tendo nomeado o asfaltamento da estrada até à praia do Cancelo, bem como o arrelvamento do campo de futebol da Nora.

Num discurso destinado aos elementos do Governo presentes na cerimónia, o Presidente da Câmara Franklin Tavares não deixou de agradecer a presença dos representantes dos Municípios Portugueses geminados com S. Domingos, designadamente Lagoa e Barcelos, bem como à Administração Municipal do Huambo (Angola), ali representada por José Luís de Melo Marcelino. Por sua vez, a Vereadora da CML, Anabela Simão, agradeceu o convite e manifestou a importância e o contributo que Lagoa quer continuar a dar ao Município de S. Domingos, conforme disse em determinado momento da sua intervenção:

“Consideramos o Município de S. Domingos como um parceiro no caminho para a cooperação de forma ativa, com vista ao desenvolvimento sustentável, utilizando, para tal, as potencialidades e sinergias existentes. Nomeadamente, no reforço da cooperação e no desenvolvimento de programas em diferentes áreas, como as infraestruturas, o urbanismo, o ambiente, o desenvolvimento socioeconómico e o ordenamento do território.”

Lagoa, 24 de março de 2014
O Gabinete de Comunicação