35ª Fatacil_Entrevista_Presidente da Câmara Municipal de Lagoa

ver mais vídeos

Fotos

Link para a página da Autarquia no Flirck onde são apresentadas e categorizadas as fotos referentes a iniciativas e eventos levados a cabo pela Autarquia.

Ver Fotografias

1º Mercado de Culturas… à Luz das Velas
PUBLICADO EM:11 de Março

A Cultura Muçulmana no Convento de S. José e ruas circundantes
17, 18 e 19 de abril

No “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, onde artesãos e comerciantes de várias culturas e religiões convivem em harmonia e mostram ao público as suas artes, sabores e tradições, pretende-se divulgar e fortalecer manifestações tradicionais populares, tais como o artesanato, a dança, a música, a gastronomia e, em particular, artes ou ofícios em vias de extinção.

Nesta 1ª edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, uma das 3 principais culturas monoteístas do Mediterrâneo - a muçulmana - terá destaque, através de uma exposição de fotografias da Jordânia, de workshops de dança oriental e de percussão árabe “darbouka” e também animação de rua com personagens típicas de países muçulmanos (guerraf e al-Mesaharaty). A música e dança árabe estarão representadas por músicos de países árabes, afro-árabes ou muçulmanos (Marrocos, Argélia, Sudão e Síria).

Além da música étnica, interpretada com instrumentos tradicionais do mundo árabe, haverá um espaço denominado “Lounge”, no qual um Dj passará os temas mais atuais de música árabe, em particular temas arabic chill out.

Provavelmente, o maior destaque deste evento será a iluminação do Convento de São José e das ruas adjacentes com milhares de velas de cera, com as quais serão desenhados símbolos representativos de algumas culturas do mundo oriental e ocidental: cruz (cristianismo), estrela de David (judaísmo), lua crescente (islamismo), triskle (cultura celta)…

Esta dualidade Oriente-Ocidente é o ponto de partida deste “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” que pretende dar a conhecer artesanato, sonoridades, danças, sabores e instrumentos tão fascinantes mas simultaneamente tão diferentes.

Com entrada gratuita, o evento terá o seguinte horário:

Dia 17 abril – 17h00 às 23h00

Dia 18 abril – 12h00 às 23h00