Fotos

Link para a página da Autarquia no Flirck onde são apresentadas e categorizadas as fotos referentes a iniciativas e eventos levados a cabo pela Autarquia.

Ver Fotografias

Notícias
Câmara de Lagoa quer um “serviço de apoio social” mais próximo das populações
PUBLICADO EM:27 de março

Operacionalização do “Programa LagoaMaisPróxima”

 

No passado dia 24 de março, a Câmara Municipal de Lagoa reuniu-se com os seus parceiros sociais no sentido de preparar, conjuntamente, a operacionalização do “Programa LagoaMaisPróxima”, que levará ao reforço da intervenção comunitária através de um serviço de apoio social que favoreça uma contínua interação, com a permanência de técnicos no terreno.

Foram discutidas as alterações efetuadas ao normativo do FES (Fundo de Emergência Social), por forma a tornar a sua aplicação mais justa e adequada às necessidades das pessoas, estruturando-a com a eficácia necessária que permita e ajuste o encaminhamento das situações sociais detetadas, reforçando-se a necessidade de enquadrar os beneficiários na procura ativa de emprego, através do GIP (Gabinete de Inserção Profissional).

Em conjunto com as Instituições de Solidariedade Social e as Juntas de Freguesia do Concelho de Lagoa, será criado um serviço de apoio social de proximidade às pessoas que, muitas vezes, se veem privadas de aceder aos mecanismos existentes, por desconhecimento das medidas e políticas que se encontram a operar no terreno.

O acompanhamento nos Bairros Municipais será reforçado por parte da equipa do Projeto “A Fábrica”, nos termos do Contrato Local de Desenvolvimento Social Mais celebrado entre a ADR Centro Cultural e Social da Quinta de S. Pedro, Segurança Social e Câmara Municipal, fortalecendo, desse modo, ações de ordem cultural e cívica, com o apoio de dois Animadores Culturais, disponibilizados pela Câmara.

Desse modo, para além da reestruturação da dinâmica e alargamento da resposta dos GASP - Gabinetes de Apoio Social de Proximidade, prevalecendo as intervenções junto das populações, com o objetivo de rentabilizar as respostas existentes na comunidade, numa estreita auscultação às Instituições no que respeita às suas pretensões e prioridades de ação, será desencadeado um atendimento técnico descentralizado nas diversas Freguesias por parte da equipa da Unidade de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Lagoa, uma vez por mês.

Para saber o que se encontra disponível na sua área de residência, consulte a sua Junta de Freguesia, as Instituições de Solidariedade Social ou a Câmara Municipal, através da Linha Verde (gratuita) 800 272 475.

 

Lagoa, 25 de março de 2014
O Gabinete de Comunicação

Conhecer Lagoa empreendedora